Literatura

Permita que o seu leitor lhe experimente

Quantas vezes só compramos um produto depois de uma degustação? Com os livros funciona exatamente da mesma maneira.

Entramos numa livraria, alguma capa ou título nos instiga, folheamos meia dúzia de páginas e, se o texto entra em sintonia com a nossa vontade naquele instante, compramos.

Nas livrarias virtuais também temos esse modelo de apresentação: algumas deixam um trecho aberto, outras um capítulo.

E isso essencial, principalmente quando desconhecemos o autor. Ou para livros recém-lançados e ainda sem divulgação nas mídias.

Contudo, é preciso ir além

Disponibilizar ao leitor trechos e capítulos é a primeira etapa do processo de degustação, porém vivemos num mundo mais exigente, dinâmico e que não se contenta com apenas o básico.

Temos que ofertar novos sabores, texturas e aromas – agora bateu a fome!

Cada escritor tem suas estratégias de marketing, a maioria por experimentação e tentativa e erro, todavia, há algumas dicas que podem facilitar a sinergia com os leitores:

  • Conheça perfeitamente o seu trabalho, seus potenciais, diferenciais e virtudes.
  • Saiba quais são as suas falhas e deficiências.
  • Invista em estratégias e aprendizados para minimizá-las ou mesmo erradicá-las.
  • Conheça perfeitamente quem é o seu público-alvo.
  • Coloque-se no lugar desse público e tente analisar suas preferências, seus “best-sellers” favoritos e como eles interagem em relação aos livros que leem.
  • Crie iscas para fisgá-los.
  • Uma vez conquistada a cumplicidade, busque meios de tornar o seu leitor um parceiro, um agente de divulgação.
  • Inove sempre, interaja sempre e se reinvente sempre que necessário.
  • Antes de pedir algo (a compra, por exemplo), ofereça conteúdos de valor.
  • Lembre-se que a sua carreira é uma construção tijolo a tijolo. Se cada um não for assentado corretamente, a edificação racha ou desmorona.
  • A pressa é inimiga da prosperidade!

Case da Série Tempos de Sangue

Degustar um livro não é bem isso... :)
Degustar um livro não é bem isso… 🙂

Após fazer todas essas análises, percebi que um dos pontos fortes e muito apreciado dos meus livros são os personagens. Os leitores tomam partido, elogiam, criticam, amam, enfim, têm sentimentos por eles.

Assim sendo, criei uma rotina de sempre publicar suas falas e reflexões. E tem dado muito certo! Houve vezes que um conto ou um dos romances entrou em TOP 1 da sua categoria na Amazon, Apple ou Kobo após a divulgação dessas peças.

Interessante não é?

Aguçou a sua curiosidade? Veja os exemplos de dois dos mais amados personagens da Série:

  1. Harold Stonecross
  2. Tita

E no site tem muitos outros, acesse: temposdesangue.com.br

Um case no Facebook

Quem me acompanha nessa rede social, sabe que costumo criar posts com os dizeres: E para inspirar os escritos da noite…

Neles divulgo imagens e músicas que são relevantes para a cena que estou escrevendo. Foi uma forma de imergir os leitores também no universo da criação. Afinal, eles são parte do time e, quanto mais imersos, melhor!

Exemplos:

Acredito demais que somente buscando esses relacionamentos ganha-ganha, oferecendo conteúdos de valor, é que podemos nos destacar no mercado contemporâneo.

E você, quais são as suas experiências de sucesso?

Compartilhe conosco.

Até mais!

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