Cotidiano, Literatura

Invista na sua B.U.N.D.A. Você vai se surpreender!

Pare e pense um pouco: quantos profissionais você conhece que trabalham nas mesmas atividades em que você atua? Quantos oferecem o mesmo tipo de serviço?

Pois é.

Independente da área, o mercado está cheio de profissionais que competem por um lugar ao sol. E muitos com qualidade igual ou superior a nossa.

Então, como se destacar? Como melhorar a nossa percepção de valor junto aos que interagem com o nosso trabalho e soluções – leitores, clientes, parceiros etc.?

Investindo com excelência na sua B.U.N.D.A.!

A primeira vista, você pode estar pensando: o Eduardo pirou de vez! Ou até mesmo: será que preciso ir para a academia e iniciar o projeto bumbum na nuca?

Um pouco dos dois… Brincadeira! Ou não…

Eu acredito que os temas de gestão, quando são apresentados de forma leve e bem humorada ficam mais fáceis de serem entendidos, absorvidos e aplicados.

Concorda?

Sendo assim, usei a criatividade e bolei um acrônimo para cinco características essenciais para aumentar as chances de prosperidade profissional. Vamos lá?

Por dentro da B.U.N.D.A.

Não importa quão talentoso você seja, quão habilidoso você seja em desenvolver soluções, se as pessoas não perceberem isso, sua jornada pode ficar prejudicada.

Para ajudar a alavancar a carreira, cinco características são essenciais para desenvolver uma identidade única e nádega convencional. Ok reconheço: isso foi péssimo.

Biografia

Como as pessoas conhecem você sem ter uma interação direta? Como você se apresenta nas redes sociais, no seu blog e afins?

Investir num perfil/portfólio é extremamente importante, principalmente nesse nosso tempo hiperconectado.

Saber se apresentar de forma verdadeira, sem superlativos é essencial para construir uma imagem confiável. Foi-se o tempo se intitular Rei de tal coisa funcionava…

Unicidade

Quem é você? Qual é a sua identidade? O que o torna um ser uno e único? Como você se diferencia dos demais profissionais?

Aqui vai uma opinião minha: nenhuma máscara se sustenta. Não adianta você querer camuflar ou transmutar o seu perfil, isso soa falso. Pode até trazer alguns resultados por um período, mas na construção da carreira, não perdura.

E o pior: você é feliz não sendo você mesmo?

Prosperidade não é exclusivamente dinheiro ou status. Prosperidade é a liberdade de fazer o que se gosta!

Naturalidade

Você já deve ter estado com pessoas que se forçam a serem divertidas, ou intelectuais, ou a demonstrar que gostam disso ou de alguém somente por interesse.

É uma bosta, certo?

O ambiente não é gostoso e as energias não fluem positivas.

Viver pelas aparências é a mesma coisa de mostrar ao mundo somente um reflexo – muitas vezes distorcido – do nosso eu.

É como subir ao palco para dublar as nossas próprias músicas ou escrever somente para sermos parecidos com Fulano ou Sicrana.

Disposição

O quanto você está disposto a batalhar pelos seus ideais, pelos seus sonhos, pela sua carreira?

Antes de “provar” ao mundo a sua qualidade e exigir que ouçam a sua voz, deve-se primeiro agradar o próprio espírito. Deve buscar a superação diária a fim de oferecer somente o melhor. Isso é respeito por todos aqueles que confiam no nosso trabalho, opiniões e decisões.

E só conseguimos isso quando atuamos no que amamos.

Avaliação

Vivemos num tempo acelerado, imediato, repleto de to do’s. Tudo é para ontem, tudo é uma corrida sem freio, mas como tal, há muitas chances de derrapagens e até mesmo colisões.

Assim, é muito recomendado, de tempos em tempos, parar e avaliar:

  • O que desejamos?
  • O que fizemos?
  • Para onde estamos indo?
  • Para onde deveríamos ir?

Somente com esses pontos de controle, que devem ser absolutamente sinceros, é possível fazer as correções e os ajustes necessários para conquistar os nossos objetivos.

Viu como é importante cultivar a sua B.U.N.D.A.?

Espero que tenha gostado e precisando de uma mãozinha, é só chamar! Sem sacanagem, rsrsrs.

Até mais!

Leia também: Negócios criativos vão muito além das ideias

4 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *