Cinco, dez, doze horas por dia olhando fixamente (ou descuidadamente) para uma tela. PCs, tablets, smartphones, não importa: o vício da hiperconexão tomou conta da nossa sociedade.
Estar online tornou-se hábito.
Seja por obrigações profissionais ou acadêmicas, ou simplesmente para saber as novidades dos amigos, o que antes era mais uma etapa do nosso dia, hoje se confunde com a nossa vida.
Vício é o que sempre estamos fazendo pela última vez. – Leon Eliachar
Temos tempo para papear por horas no Facebook, mas sempre damos desculpas para encontrar um amigo que mora no outro quarteirão. Curtimos belas fotos de alvoradas e pores do sol, mas sequer olhamos pela janela do quarto/sala/escritório.
Sorrimos ao ver cãezinhos fazendo estripulias enquanto os nossos ficam entediados no quintal.
Não sou contra a tecnologia. Nem julgo o estilo de vida de cada um. Porém, depois de ficar alienado por muitos anos – lembrei-me do ótimo livro do Cirilo S. Lemos –, resolvi que o equilíbrio é o que me faz bem.
A verdadeira base da vida está nas relações humanas. – Henry Spencer Moore
Passear com os cães, fazer trilhas pela mata, participar de eventos literários para ter contato olho no olho com os leitores, palestrar, ir conhecer lugares novos, todas essas experiências me ajudam a encontrar meu eixo e me motivar para seguir em frente.
Viver muito. Eis a ambição de quase todos. Poucos, porém, têm ambição de viver bem. – John Hughes
A vida vinda das telas é interessante? Claro!
Mas a plenitude não cabe dentro delas. Mesmo naquelas com a mais alta resolução.
Vamos juntos nessa?
Até mais!