Brincadeiras a parte, esse é um assunto que preocupa muita gente: como conseguir retorno financeiro nesse mercado 2.0 – ou já é 3.0?
Hoje vemos muitos blogs, sites, podcasts e fan pages excelentes, mas que nada capitalizam – ou ao contrário, geram somente custos para seus managers.
Estamos na Era do Gratuito e sob esse mote – falho – muitos se apoiam para justificar esse cenário de baixo valor.
Mas, há saída?
Certamente! Senão, eu não investiria o meu tempo escrevendo algo sobre o qual não acredito.
E tudo passa pelo conhecimento!
Vamos pensar em dois cenários:
No primeiro, o retorno financeiro vem por meio do próprio projeto (site, blog, podcast…). Para isso, é preciso conquistar um público cativo, oferecer conteúdo relevante, de qualidade e inovador e com essa expertise buscar anunciantes, patrocínios, publicidade etc.
Pense: você conhece, com certeza, alguém com esse perfil, então, que tal pesquisar sobre o case e ver os porquês do sucesso, as etapas percorridas, as dificuldades.
No segundo, o foco não está no projeto em si, mas nas suas habilidades profissionais – na minha carreira, a maioria dos negócios que efetivei foi dessa forma.
Por diversas vezes escrevi um artigo sobre determinado tema que gerou interesse e com isso fechei uma consultoria.
Ou mesmo participei de um podcast que abriu portas para networking e para projetos em conjunto.
Mesmo em conversas aparentemente descompromissadas nas redes sociais ou via Skype consegui resultados interessantíssimos.
Enfim, a internet é hoje o melhor, mais abrangente e mais forte canal de comunicação e divulgação profissional, por isso, compartilhar conhecimento e investir na carreira online pode transformar o pó de ouro em pepitas mais valiosas – piadinha infame, mas com analogia factível.
Até mais!