Eduardo Kasse, muito prazer!
Escritor e roteirista
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A informação é relevante. Mas para quem?

Se o seu conteúdo não encontrar o público certo, o impacto causado pode ser muito menor que o esperado. Ou até mesmo negativo.

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arqueira
Mire e atire no alvo certo. A informação deve ser precisa.

Independente da área de atuação, todos os profissionais precisam produzir informações, sejam essas para vender seus serviços e produtos ou mesmo para compartilhar conhecimentos.

E tão importante quanto a qualidade, a originalidade e a boa estruturação das ideias, encontrar o público-alvo certo é vital para que a percepção de valor do conteúdo seja, de fato, positiva.

Como o meu nome, a minha marca e as soluções que desenvolvo estão chegando às pessoas?

Como as pessoas estão avaliando-as?

Essas perguntas são importantes para traçar um perfil que servirá como norte para a nossa atuação. Assim, podemos investir nas comunicações que estão dando certo e corrigir desvios de rota e falhas antes que se tornem problemas graves demais.

Esses estudos fazem parte do planejamento estratégico, que visa entregar a informação certa, para o indivíduo certo.

Lógico que é impossível definir com 100% de precisão qual é o seu público, entretanto, quanto mais finos forem os filtros, melhores os resultados.

Usando a Série Tempos de Sangue como exemplo

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Quando escrevi O Andarilho das Sombras, eu tinha como certo que o público-alvo do meu livro seria composto de adultos acima dos 25 anos.

De fato, essa é a faixa etária majoritária, contudo, devido aos feedbacks que tive e depois de algumas pesquisas feitas na internet e nas redes sociais, percebi que havia muitos adolescentes que leram ou se interessaram pelo meu livro.

E essa tendência persistiu com o segundo livro, Deuses Esquecidos.

Com esses dados em mãos, foi o momento de usar a inteligência competitiva para poder fazer os ajustes nas comunicações. E tanto no blog da série quanto na fan page foram trabalhadas correções a fim de agradar os “públicos” dos livros, sem segregar ninguém.

Usando os leitores como aliados

andarilho-e-deusesUma das estratégias mais eficientes para quem trabalha com marketing de conteúdo é conhecer bem as opiniões de quem já interagiu com seus projetos e usar essas informações para criar comunicações focadas e efetivas.

E esses conceitos foram trabalhados na série. E os leitores foram essenciais para essa evolução. Se antes todos os holofotes estavam no Harold Stonecross, protagonista do primeiro livro, agora as atenções estão divididas entre os personagens amados pelo público como a Liádan, a Tita, o Edred, o irmão Lucio…

Depois dessa mudança de foco, as curtidas na fan page e as visitas no site tiveram um belo acréscimo.

Enfim, para finalizar proponho a reflexão:

Será que não estou tento o retorno esperado por que as pessoas não apreciam o meu “produto” ou por que ele não está chegando a elas de maneira adequada?

Vamos conversar sobre isso?

Até mais!

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