Mesmo quem trabalha em home office, como é o meu caso, tem que interagir constantemente com outros profissionais, sejam esses colaboradores, parceiros, fornecedores etc.
E para que os projetos fluam bem, é preciso que o time tenha as mesmas visões e perspectivas.
Veja: não digo que é essencial que todos os membros sempre concordem com tudo, mesmo porque, das divergências podem sair alternativas interessantes e evoluções importantes para as soluções propostas.
O problema acontece quando há aqueles que são destrutivos: negam por negar, reclamam sem fundamento, dizem “não gostei” sem base.
Cada pessoa deve trazer seus conhecimentos e experiências de maneira positiva e enriquecedora, e a equipe precisa encontrar o ponto de equilíbrio, sem mágoas desnecessárias e mimimis inconsistentes.
Já vi trabalhos com muito potencial ruírem por causa de intransigências entre os membros.
Assim como já vi alguns “dream team” , com vários profissionais top desenvolverem trabalhos pífios por causa de estrelismos, arrogância, falta de senso coletivo e por aí vai.
Enfim, a interação interpessoal é maravilhosa, mas para que funcione de fato, deve-se ter uma sintonia fina e sem ruídos.
Até mais!