Pare um instante tudo o que está fazendo. Analise mentalmente o seu mercado, independentemente da sua área de atuação.
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Com certeza, uma das conclusões será a de que há bastante gente fazendo a mesma coisa que você faz. E uns fazendo até melhor!
Sei que você tem maturidade suficiente para aceitar esse fato e sabe que nós, profissionais, sempre precisamos fazer essas análises frias, sem emoções envolvidas para conseguirmos melhorar e evoluir o nosso negócio, certo?
Perfeito!
Vou citar um exemplo aqui de Guarulhos.
Restaurantes japoneses
De uns dois, três anos para cá foram abertas dezenas de restaurantes focados na culinária japonesa (uns com mesas para comermos no local, outros apenas delivery). Se antes tínhamos pouquíssimas opções, agora elas abundam.
Eu como um bom gordo apreciador dessa culinária. Já experimentei vários restaurantes. Até agora fico com apenas duas ou três opções. E os fatores que tenho como os maiores diferenciais competitivos são:
- Qualidade;
- Atendimento;
- Variedade;
- Preço;
- Facilidade de acesso/estacionamento/entrega.
Eu seria um hipócrita se dissesse que o preço não é importante. Ele é, mas nunca foi meu primeiro parâmetro. Já paguei pouco por porcarias. Assim como já paguei muito por porcarias, entende? Por isso, qualidade, atendimento e variedade são meus fatores principais.
Marketing de conteúdo e literatura
Eu vivo de escrever. A minha carreira tem como base as palavras, a criação de ideias e soluções de conteúdo. E, claro, a produção dos meus livros!
Em ambas as vertentes, eu atuo em um mercado altamente competitivo e bem acirrado. E no marketing de conteúdo, ainda há um agravante: a economia instável.
Então, como se destacar e alcançar a prosperidade profissional?
Em primeiro lugar, deixo claro que a prosperidade profissional não é atrelada exclusivamente ao sucesso financeiro. Ele é uma das partes do conjunto ,ok? É a consequência da criação de uma marca sólida e respeitável.
Não há receita de bolo, tampouco modelos 100% eficazes, mas nessa minha experiência de mais de 10 anos como empreendedor e de mais de três anos como autor, posso dizer que aposto as minhas fichas na identidade, na personalização e na exclusividade.
Como consumidor de serviços, é isso que eu quero! Soluções feitas para as minhas necessidades, pensadas com exclusividade e que me ajudem a melhorar a qualidade e competitividade do meu negócio.
E como leitor, quero ler livros que tenham identidade, escritos com boa técnica e criatividade, mas acima de tudo com a alma!
E é assim que eu produzo os meus, não para serem best-sellers, mas para passarem uma mensagem verdadeira. Quero que os leitores saibam que eles foram criados com vontade e espírito. Que percebam os seus diferenciais.
No momento que se tornarem best-sellers (quem sabe!!!) será por méritos e por trabalho duro. E aqui a competitividade não depende de concorrentes. A nossa batalha é única e exclusivamente “contra” nós mesmos. Por isso temos que elevar ao máximo o nosso cosmo a nossa capacidade de aprendizado, superação e evolução.
E você, compartilhe conosco quais são as suas ações para se destacar no mercado! Enriqueça essa conversa!
Vamos juntos nessa?
Até mais!