Eduardo Kasse, muito prazer!
Escritor e roteirista
|

Criatividade X Rotina

Criar é preciso. Mas a inspiração nem sempre segue o nosso ritmo de trabalho. Então, como manter uma boa produtividade?

Publicado em:

Por:

ideias
Se eu dependesse da minha habilidade como desenhista para sobreviver, certamente teria “alguns” problemas!

Todos os profissionais que trabalham com ideias sabem que nem sempre é possível manter a mente produzindo em alta performance.

Escritores, músicos, pintores, publicitários etc. já precisaram desenvolver projetos e tiveram um certo branco criativo.

E isso é normal.

Entretanto, num mercado baseado em resultados e com grande fome por novidades, nem sempre podemos nos dar ao luxo de passar muito tempo sem produzir nada.

Assim, é preciso encontrar um equilíbrio entre criatividade e rotina a fim de “adestrar” a nossa mente para ter um melhor foco nas atividades do dia a dia.

Obviamente não criaremos uma La Gioconda todos os dias, mas podemos, sim, manter um bom nível de qualidade no desenvolvimento dos nossos projetos.

Para mim, todos os tipos de arte devem ser encarados como projetos, com planejamento, pesquisas, execução, evoluções etc. Veja mais aqui: Os seis P’s da criação literária.

Por exemplo: minha mente está mais ativa no período da manhã e no meio da tarde. Portanto, reservo esses momentos para trabalhos que exigem muita criatividade e ideias.

Crio textos, escrevo trechos dos meus livros, interajo nas redes sociais, crio campanhas de divulgação, enfim, aproveito esse gás mental para gerar novidades.

O restante do dia eu deixo para atividades profissionais mais corriqueiras como revisões de textos, análises de conteúdos e verificação das estatísticas dos projetos de clientes.

Assim, administro o meu tempo de uma maneira equilibrada e que proporciona melhor produtividade.

inove
Encontre seu próprio espaço!

Ah! Reservo um tempo diário também para leituras, atividades com os meus cães e vida social, afinal, ainda não somos robôs!

Sempre que posso, gosto de meditar, pois o silêncio me traz muita inspiração.

E isso me ajuda muito a ter novas visões, perspectivas e também limpar a mente para novas tarefas. É como cheirar café antes de sentir o aroma de cada novo perfume.

Para mim, criatividade e rotina não precisam ser inimigas. Basta entrelaçá-las com competência a fim de consolidar a tríade: eficiência, eficácia e efetividade.

Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja mais postagens do nosso Blog!