Todos os negócios, independente da área do conhecimento, passam por algumas fases de evolução:
- Início
- Aprendizado
- Experimentação
- Maturidade
- Inovação
Lógico que existem muitas subdivisões, mas eu considero essas as principais.
Nessa conversa, eu falarei sobre o mercado da literatura, entretanto, muitos conceitos podem ser aplicados e analisados sob a ótica de outras carreiras.
De igual para igual
Tenho muito orgulho em fazer parte do cenário atual da literatura nacional. Hoje tanto os escritores consagrados quanto aqueles que estão construindo suas carreiras ganharam visibilidade.
A literatura é um assunto sério para um país, pois é afinal de contas o seu rosto. – Louis Aragon
Fico muito feliz quando vejo no metrô leitores de Eduardo Spohr, Bernard Cornwell ou Anne Rice com os olhos vidrados nos livros e e-readers, devorando as páginas, imersos nas histórias e personagens.
Não há distinção entre o “nacional” e o “estrangeiro”. O importante é o trabalho de qualidade, a identidade e a percepção de valor por parte do público. Os leitores precisam se envolver completamente.
E, claro, projeto mentalmente a imagem de um leitor segurando O Andarilho das Sombras, devorando a vida de Harold Stonecross. Tenho certeza que ainda cruzarei com essa cena. 😉
E, assim como eu, poderia citar dezenas de autores TOP que estão construindo a sua carreira com muito esmero: Ana Lúcia Merege, Eric Novello, Karen Alvares, Cirilo S. Lemos, Roberto de Sousa Causo, Gerson Lodi-Ribeiro, Flávio Medeiros Jr., Melissa de Sá, Antonio Luiz M. C. Costa, Erick Santos Cardoso, Laísa Couto…
Por favor, ajude-me a completar essa lista! Escreva nos comentários, nas redes sociais, onde preferir.
A fase da maturidade
Pelo o que tenho acompanhado no mercado, e ao conversar com outros profissionais do livro, entramos na fase da maturidade, onde os projetos estão cada vez mais competitivos e são apreciados tanto pelos leitores (nosso objetivo) quando pelos canais de venda e distribuição.
Hoje temos diversidade tanto de temas, autores e estilos, quanto na forma de apresentar o conteúdo (pagos, gratuitos, impresso ou digitais). Demos mais poder ao leitor: ele decide o que, quem e como ler!
Se uns preferem medieval e outros steampunk, há como se servir com fartura! Se uns gostam de séries e outros de contos, há vários ótimos representantes no mercado.
E vou além: há os que devoram calhamaços de papel e aqueles que consomem quadrinhos. Há espaço para todos, basta ter qualidade para se tornar memorável e imergir o leitor, tornando-o seu parceiro, seu cúmplice.
É o que sempre digo: o conteúdo é o rei!
E isso inclui capas matadoras, edição cuidadosa e marketing (apresentação) relevante.
Só com profissionalismo podemos competir no mesmo nível dos demais players do mercado. Veja bem, eu não disse “concorrentes”, pois no caso da literatura isso não existe!
Um leitor pode gostar de Kasse, Toy, Orsi, Moricz e outros. Pode gostar de Tempos de Sangue, Kishar, Athelgard, Terra Média, Nordara simultaneamente. E essa é a beleza dos livros: eles sempre acrescentam.
Assim, quanto mais crescermos juntos, melhor o cenário será para todos os profissionais que suam no dia a dia para fazer acontecer.
Vamos juntos nessa?
Até mais!