Eduardo Kasse, muito prazer!
Escritor e roteirista

Livros e marketing de conteúdo, uma combinação perfeita

Não peça para o leitor comprar o seu livro, cative-o com uma imersão de valor no seu trabalho. O reconhecimento vem com o tempo.

Publicado em:

Por:

leitor-feliz

Os escritores vivem – ou almejam viver – das suas palavras. Escrevem livros e esperam que esses sejam vendidos para o maior número possível de leitores.

Não há nada de errado nesse conceito, afinal um trabalho bem feito merece ter remuneração adequada, contudo os tempos mudaram e as pessoas estão mais exigentes e nós, profissionais, precisamos acompanhar o ritmo das evoluções.

O livro é um produto. E como tal, precisa gerar no consumidor a vontade de adquiri-lo. Assim sendo, como fazer o leitor investir tempo e dinheiro para comprar os nossos escritos?

A resposta não é óbvia, entretanto, temos algumas “ferramentas” e metodologias que podem nos ajudar nessa tarefa.

Por que o marketing de conteúdo?

Em primeiro lugar vamos entender o que é marketing de conteúdo:

É a comunicação da marca (nosso nome e os nossos livros) diretamente com os clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdos exclusivos e originais. Esses conteúdos podem ser vídeos, imagens, textos, áudios, ou seja, qualquer mídia.

Crie uma fan page no Facebook, faça vídeos e publique no Youtube, tenha um blog, enfim, ofereça degustações deliciosas para os leitores. Vale o investimento.

O objetivo principal não é a venda, mas sim cativar e fidelizar as pessoas, engajando-as. A venda vem desse relacionamento.

Mas você ainda não respondeu por que investir nessa metodologia.

Um livro tem sempre um público-alvo específico (ou presumido, pelo menos). Então quanto mais focado for o marketing, mais precisas forem as ações, melhores as chances de acertar o alvo.

Ao contrário do marketing de massa ou mesmo do marketing digital, quando trabalhamos com conteúdo conseguimos atrair e cativar pessoas realmente interessadas nos nossos produtos. É como se fosse feita uma triagem por meio dos gostos, afinidades e preferências.

A gente precisa criar uma percepção de valor do nosso trabalho: esse vale a pena, pois sabe o que está fazendo!

Hoje, tão importante quanto escrever uma boa história, é trazer o leitor para perto do seu trabalho, tornando-o próximo, ouvindo o que ele tem a dizer e compartilhando experiências interessantes.

O leitor deve se sentir acolhido e ter a sua importância reconhecida. Devemos sempre oferecer o que temos de melhor.

“A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos”. Johann Goethe;

A nossa carreira precisa ser cada vez mais dinâmica se quisermos alcançar a prosperidade profissional. E criar conteúdos de valor é uma das forças motoras para o sucesso.

Vamos juntos nessa?

Até mais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp