Eduardo Kasse, muito prazer!
Escritor e roteirista

Marketing de conteúdo: é fazer a faísca encontrar o combustível

Você pode ter um produto ou um serviço de ótima qualidade, mas será que as pessoas sabem disso?

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Conquistar.

Todos os profissionais sabem que essa é etapa mais difícil de um negócio. Como transformar um prospect em um cliente de fato? Como fazer uma pessoa se interessar por aquilo que vendemos?

O primeiro passo, independente de qual é o seu negócio ou o porte do mesmo, é ser encontrado. As grandes empresas, com marcas memoráveis e famosas (Google, Coca-Cola, Microsoft…), saem na frente nesse quesito.

Por isso que os profissionais liberais e os pequenos e médios negócios precisam trabalhar intensamente o branding e a percepção de valor da marca.

E o marketing de conteúdo é essencial para uma estratégia de sucesso.

É por meio desse trabalho que transformamos um produto/serviço em algo atrativo e interessante para alguém (público-alvo).

É preciso se apresentar ao mundo

Vamos pensar no comércio de bairro.

Muitas vezes vemos lojas contratando locutores para apresentar as suas promoções e ofertas do dia. Alguns se fantasiam, outros dançam, outros tentam fazer uma voz a la Cid Moreira.

Ou nas feiras livres tomadas pelos berros dos feirantes e pelas degustações de frutas.

Para quê? Para chamar a atenção do consumidor.

Nós podemos até achar tudo isso um exagero. Contudo, funciona. Simples assim.

Então eu devo me fantasiar e berrar no megafone, enquanto distribuo balinhas e jogo confetes?

Se achar que isso funciona para o seu negócio, vá fundo!

Brincadeiras a parte, o que se faz nas lojas de bairro nada mais é que marketing de conteúdo. É apresentar algo a alguém.

Pensando agora na internet e nas redes sociais, imaginando o nosso negócio – quando eu falo “negócio” não me restrinjo somente às empresas. Ao contrário: todos os profissionais devem administrar as suas carreiras tais como uma instituição, ok? – como uma lojinha em uma rua de comércio repleta de concorrentes, nós precisamos nos destacar de alguma forma para conseguir conquistar o nosso público e os nossos clientes. E como fazer isso?

Não existe receita de bolo nesse caso, mas deixo abaixo uma lista de boas práticas que irão aumentar as chances de conquistar os objetivos planejados:

  1. Ao produzir qualquer conteúdo, coloque-se no lugar do seu público e responda a pergunta: que informações são relevantes e importantes para eles?
  2. Sempre ofereça conteúdos originais, diversificados e que abordem diversos aspectos daquilo que você vai divulgar. Para um livro, por exemplo, podemos trabalhar informações como:
    1. Como chegamos a esse conceito de capa;
    2. Quais são os personagens principais;
    3. Lugares em que se passa a história;
    4. Quais livros, músicas ou filmes serviram de inspiração etc.
  3. Se vai pedir alguma interação, como a compra de um produto, forneça tudo aquilo que servirá para o seu cliente ter uma experiência positiva durante o processo:
    1. Descritivo bem completo;
    2. Características detalhadas do produto;
    3. Manual online;
    4. Opiniões de outros consumidores;
    5. Imagens do produto apresentadas  de vários ângulos;
    6. Formas de pagamento;
    7. Prazo de entrega etc.
  4. Fale de uma maneira natural com o seu público. Um grande erro que vemos por aí são excessos de jargões técnicos ou uma linguagem artificialmente rebuscada. As pessoas precisam entender claramente o nosso conteúdo e, acima de tudo, se sentirem confortáveis com ele.
  5. Apresente as informações de maneira isenta. As pessoas estão mais experientes! Não adianta inflacionar elogios e vantagens. Sempre é melhor apresentar a realidade, pois só assim as pessoas terão certeza da nossa idoneidade e respeito ao consumidor.
  6. Não venda ilusões. Pelos mesmos motivos acima! 🙂
  7. Busque sempre se reciclar e estar atento aos feedbacks apresentados, afinal essas opiniões são essenciais para nos ajudar a construir uma marca cada vez mais forte.

Marketing de conteúdo, como você viu, é um termo “pomposo” para o conceito primordial de qualquer negócio, que é criar sintonia e sinergia entre produto/serviço e o consumidor.

Vamos juntos juntar as faíscas ao combustível?

Até mais!

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