Conquistar.
Todos os profissionais sabem que essa é etapa mais difícil de um negócio. Como transformar um prospect em um cliente de fato? Como fazer uma pessoa se interessar por aquilo que vendemos?
O primeiro passo, independente de qual é o seu negócio ou o porte do mesmo, é ser encontrado. As grandes empresas, com marcas memoráveis e famosas (Google, Coca-Cola, Microsoft…), saem na frente nesse quesito.
Por isso que os profissionais liberais e os pequenos e médios negócios precisam trabalhar intensamente o branding e a percepção de valor da marca.
E o marketing de conteúdo é essencial para uma estratégia de sucesso.
É por meio desse trabalho que transformamos um produto/serviço em algo atrativo e interessante para alguém (público-alvo).
É preciso se apresentar ao mundo
Vamos pensar no comércio de bairro.
Muitas vezes vemos lojas contratando locutores para apresentar as suas promoções e ofertas do dia. Alguns se fantasiam, outros dançam, outros tentam fazer uma voz a la Cid Moreira.
Ou nas feiras livres tomadas pelos berros dos feirantes e pelas degustações de frutas.
Para quê? Para chamar a atenção do consumidor.
Nós podemos até achar tudo isso um exagero. Contudo, funciona. Simples assim.
Então eu devo me fantasiar e berrar no megafone, enquanto distribuo balinhas e jogo confetes?
Se achar que isso funciona para o seu negócio, vá fundo!
Brincadeiras a parte, o que se faz nas lojas de bairro nada mais é que marketing de conteúdo. É apresentar algo a alguém.
Pensando agora na internet e nas redes sociais, imaginando o nosso negócio – quando eu falo “negócio” não me restrinjo somente às empresas. Ao contrário: todos os profissionais devem administrar as suas carreiras tais como uma instituição, ok? – como uma lojinha em uma rua de comércio repleta de concorrentes, nós precisamos nos destacar de alguma forma para conseguir conquistar o nosso público e os nossos clientes. E como fazer isso?
Não existe receita de bolo nesse caso, mas deixo abaixo uma lista de boas práticas que irão aumentar as chances de conquistar os objetivos planejados:
- Ao produzir qualquer conteúdo, coloque-se no lugar do seu público e responda a pergunta: que informações são relevantes e importantes para eles?
- Sempre ofereça conteúdos originais, diversificados e que abordem diversos aspectos daquilo que você vai divulgar. Para um livro, por exemplo, podemos trabalhar informações como:
- Como chegamos a esse conceito de capa;
- Quais são os personagens principais;
- Lugares em que se passa a história;
- Quais livros, músicas ou filmes serviram de inspiração etc.
- Se vai pedir alguma interação, como a compra de um produto, forneça tudo aquilo que servirá para o seu cliente ter uma experiência positiva durante o processo:
- Descritivo bem completo;
- Características detalhadas do produto;
- Manual online;
- Opiniões de outros consumidores;
- Imagens do produto apresentadas de vários ângulos;
- Formas de pagamento;
- Prazo de entrega etc.
- Fale de uma maneira natural com o seu público. Um grande erro que vemos por aí são excessos de jargões técnicos ou uma linguagem artificialmente rebuscada. As pessoas precisam entender claramente o nosso conteúdo e, acima de tudo, se sentirem confortáveis com ele.
- Apresente as informações de maneira isenta. As pessoas estão mais experientes! Não adianta inflacionar elogios e vantagens. Sempre é melhor apresentar a realidade, pois só assim as pessoas terão certeza da nossa idoneidade e respeito ao consumidor.
- Não venda ilusões. Pelos mesmos motivos acima! 🙂
- Busque sempre se reciclar e estar atento aos feedbacks apresentados, afinal essas opiniões são essenciais para nos ajudar a construir uma marca cada vez mais forte.
Marketing de conteúdo, como você viu, é um termo “pomposo” para o conceito primordial de qualquer negócio, que é criar sintonia e sinergia entre produto/serviço e o consumidor.
Vamos juntos juntar as faíscas ao combustível?
Até mais!