Acho interessantes as discussões sobre desmatar para criar mais áreas para plantações. Ora, é certo que o homem precisa comer, tomar banho com cosméticos orgânicos e encher o tanque do carro com etanol.
Mas, para isso é necessário mais desmatamento? Precisamos prejudicar ainda mais as outras formas de vida, a Mãe Natureza?
Definitivamente não…
Vou citar alguns pontos chave para corroborar o que eu disse:
1) Desperdício: alguém já foi no famoso “fim-de-feira”? Ou no Mercado Municipal no final da tarde? O que vemos são toneladas de alimentos desperdiçados, indo para o lixo!
Alguns ainda são recuperados pelas pessoas menos favorecidas, mas são uma ínfima parcela.
Quem em casa já não jogou comida fora só por que não queria comer mais ou mesmo para “não repetir o almoço na janta”?
Quem não compra mais do que precisa e acaba deixando passar o prazo de validade ou mesmo estragar?
E com tantos famintos no mundo, na África, no nordeste, no viaduto ao lado da sua casa…
Os países desenvolvidos têm uma taxa de desperdício quase igual ao consumo efetivo. Isso é um absurdo. E nós brasileiros, povo do país do futuro, estamos indo para o mesmo caminho.
2) Tecnologia: temos tecnologia suficiente para melhorar a qualidade de produção sem precisar de mais espaços. O que falta é interesse político em ajudar os produtores e melhorar as coisas.
É possível gastar menos água, usar menos agrotóxicos. Basta pesquisa, incentivo e força de vontade.
3) CONTROLE DE NATALIDADE: Chegamos ao limite do nosso “espaço vital”, aliás, já passamos desse limite!
Extinguimos diversos seres vivos, poluímos diversos habitats, jogamos tóxicos na água que bebemos! E tudo parece normal!
É o maldito “way of life” que nos venderam como sendo o melhor. Ou melhor, como sendo o único!
Bem sucedido é aquele com carro importado, relógio de ouro e uma grande mansão. Bem sucedido é aquele que dirige uma corporação em detrimento à sua própria família. Bem sucedido é aquele que tem a conta bancária gorda, mesmo que seus atos não tenham sido tão éticos ou lícitos.
Que belo modelo de sucesso, hein?
E as nossas crianças?
Não discuto o direito das famílias em terem filhos, mas é preciso tantos? Para ficarem largados à própria sorte nas ruas, com fome e como presas fáceis para os traficantes?
A mãe leva ao posto de saúde o filho desnutrido de 6 meses enquanto gera outro na barriga!
O mundo está inchado! E cada vez menos as crianças tem qualidade de vida, um quintal para correr, um tempo exclusivo com os pais. Muitas não conhecem o mato, as frutas no pé, os cheiros da natureza. Vivem trancaficadas em 50m2 de concreto e grades.
Pobres crianças!
Até esses INOCENTES espíritos nós tentamos comprar com videogames, computadores, roupas de marcas e fast food. Ensinamos a competição irracional e a busca insana pelo consumo.
Somos criminosos, não somos?
E ainda reclamamos quando elas ficam estressadas. hiperativas ou fazem birra para tudo. Reclamamos quando eles entram no mundo das drogas. E choramos quando não há mais volta.
Lágrimas que deveriam rasgar nossos olhos culpados.
Nós as fizemos assim! Nós as moldamos para serem adultos consumistas e submissos como nós. É o sistema dentro das nossas vidas.
É o sistema…
Não vou me prolongar mais.
Acho que já passei a minha mensagem.
“Quando o Universo cobrar seu preço, todas as lágrimas serão falsas”