Nos últimos tempos muito se falou sobre a necessidade dos autores aparecerem mais, serem mais participativos. E essa é uma iniciativa excelente e recomendada, contudo, é preciso ter postura e mesmo bom-senso.
O nosso nome é a nossa marca e as nossas atitudes, comentários e ideias refletem diretamente nela, assim como o nosso trabalho, nossos livros, a nossa interação com as pessoas.
Por diversas vezes já ressaltei a importância da colaboração entre escritores-editora e a criação de círculos de valor entre autores, parceiros profissionais e leitores. Nosso mercado atual exige proatividade e dinâmica, é preciso romper barreiras.
Mas veja: a nossa visibilidade e branding precisam de propósitos, que no caso dos escritores é a divulgação dos escritos. E quando as ações visam o “aparecer por aparecer” o valor se perde. É como a Gretchen vir à público anunciar mais um casamento, ou divórcio, ou os dois, entende?
Estamos vendo muitos fogos de artifício, muitos berros na multidão, quando na verdade a comunicação precisa ser mais direcionada, focada e com metas bem definidas.
Divulgar-se é uma boa prática.
“Estar na mídia”, mas sem embasamento e objetivos são outros quinhentos.
Vamos juntos nessa?
Até mais!