Quantas vezes compramos um produto ou contratamos um serviço só por termos ouvido falar bem da marca? Ou por ter lido alguma indicação positiva?
A criação de uma boa percepção de valor é tão importante quanto um design matador, por exemplo.
Assim é com os livros. Escrever e publicar são passos importantes, mas vou dizer que é apenas a fase embrionária da carreira de um escritor.
Como você quer ser reconhecido?
Quando inicio projetos de marketing de conteúdo essa é a primeira pergunta que faço aos clientes. E veja só: a maioria não sabe!
Outros caem nos clichês:
- Quero ser o melhor vendedor de…
- Quero ser o rei de…
- Quero ser o maior…
Todos hiper, todos mega! Mas para o sucesso REAL de um projeto, é preciso foco e definições mais específicas:
- Quero ser reconhecido por oferecer hospedagem de sites confiável e com preço justo.
- Quero ser reconhecida como uma ótima profissional com foco em User Experience.
- Quero mostrar que meu antivírus é muito eficiente para aplicativos mobile.
E na literatura?
J. R. R. Tolkien, Stephen King, Anne Rice, Bernard Cornwell, e muitos outros best sellers mundiais construíram suas marcas de maneira sólida e clara. Ou seja, criaram uma identidade e, a partir dela, trabalharam duro para melhorar a cada dia sua percepção de valor.
Pense em outras áreas: música, pintura, quadrinhos… Teremos nomes e mais nomes de profissionais que souberam valorizar suas marcas por meio de projetos de alta qualidade.
Quem consome esses profissionais já sabe o que vai ter nos próximos trabalhos.
Então eles são mais do mesmo, Eduardo!
Não! Eles criaram um padrão de qualidade, assim como Google, Apple, Outback…
Mesmo que você não conheça o produto ou serviço, sabe do esmero que esses negócios têm ao desenvolver seus core business.
Enfim, acho que todos os profissionais precisam criar uma marca forte, pois ela será a base para a construção da percepção de valor.
E só com ela é possível se destacar e oferecer conteúdos dignos para quem investe tempo e dinheiro nos nossos produtos.
Vamos juntos nessa?
Até mais!