Uso óculos desde os meus 10 anos. De lá para cá, não me lembro de um momento na minha vida sem eles. E com o passar do tempo, em todas as idas ao oftalmologista, os graus sempre aumentam um pouquinho.
Mas esse post não é sobre a minha condição visual e sim sobre a necessidade de enxergar com clareza. E quem usa óculos – mesmo os de sol – sabe que qualquer sujeira no campo de visão incomoda bastante.
Pois bem, isso também acontece na nossa carreira e no cotidiano profissional.
Há vezes em que a nossa visão está embaçada, desfocada, ou mesmo há diversas sujeirinhas à nossa frente – por exemplo: os ruídos de comunicação – de tal forma que não conseguimos desenvolver soluções interessantes para os projetos.
Aí é o momento de trocar os óculos, ou melhor, de parar, respirar fundo e analisar as demandas sob outras óticas e até mesmo com o uso de outras ferramentas e metodologias.
E se o caso for o ruído na comunicação com outros profissionais?
Então é o momento de limpar as lentes e definir as inconsistências, dúvidas e divergências com objetividade e clareza.
Em geral, nos negócios, as melhores ideias e soluções não são as mirabolantes ou pirotécnicas, essas só causam impacto imediato, mas não se sustentam ao longo do tempo.
As soluções matadoras passam pela simplicidade, pelo minimalismo bem feito e pelo arroz com feijão bem temperado.
E, claro, por lentes limpas e com o grau adequado às nossas necessidades.
Vamos juntos nessa?
Até mais!