Eduardo Kasse, muito prazer!
Escritor e roteirista

Que tal fazer uma análise F.O.F.A. para ajudar o seu livro a se destacar?

Quando o projeto não deslancha, passamos a duvidar da qualidade do nosso trabalho ou da nossa capacidade criativa. Mas a raiz dos problemas pode estar em outras etapas.

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Escrevi uma boa história, mas não consigo divulgá-la.

Ninguém quer ler o que eu escrevo.

Devo ser um escritor de merda.

Nesse mercado só se destaca quem é famoso, tem dinheiro, é lindo etc.

Quantas vezes, depois de fracassos, não nos pegamos tendo esses pensamentos? Quantas vezes jogamos a toalha por deixarmos de acreditar nas nossas capacidades?

Somos humanos e esses momentos de dúvida e fraqueza são normais. E, de certa forma, até podem ser bons para nos tirar da zona de conforto e nos obrigar a aplicar o TABDC e agir.

Ah, TABDC é Tire A Bunda Da Cadeira, rsrsrs.

Antes de pensar em “vender” o seu produto, que tal fazer uma análise melhor estruturada da sua carreira?

Em gestão, existe uma matriz apelidada de F.O.F.A. (não por ser gentil, agradável ou boazinha), mas por seu um acrônimo de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Deriva da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).

Por meio do seu preenchimento, é possível conhecer DE FATO como anda a sua carreira, ajudando na tomada de decisões e nos planos de marketing e vendas.

Como ela ajuda a entender os cenários tanto internos quanto externos, é possível mudar ou adequar posturas, tornando a evolução mais consistente e sólida.

Mas como eu aplico esse treco no meu trabalho como escritor?

swot-fofa

Simples!

Sempre que você precisar melhorar a sua representatividade no mercado, ter mais informações relevantes para desenvolver seu planejamento, esse é o momento!

Mesmo quando o “negócio” estiver indo bem é bom aplicar a F.O.F.A. para garantir a competitividade.

O principal objetivo dessa matriz é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), com isso você terá à sua frente um panorama do que é o seu negócio e como está a sua saúde.

Exemplo:

Forças

  • Tenho muito conhecimento sobre os temas que escrevo.
  • Tenho disponibilidade de tempo e recursos para escrever.
  • Sou respeitado em fóruns sobre o tema.
  • Tenho facilidade em trabalhar com redes sociais, vídeos, blogs e afins.

Oportunidades

  • Tenho oportunidades de participar de podcasts.
  • Consigo espaço no jornal/site da minha cidade.
  • Consigo marcadores de página por preços módicos com um amigo.
  • Vai ter um evento literário na minha cidade e posso participar.

Fraquezas

  • Tenho dificuldade/timidez em participações presenciais.
  • Não sei qual é o meu público.
  • Não tenho paciência para interagir com os leitores.
  • Tenho medo em apresentar o meu trabalho para formadores de opinião.

Ameaças

  • Vou começar a faculdade e terei que me dedicar menos aos livros.
  • Só tenho tido resenhas negativas.
  • Não consigo ter acesso às livrarias.
  • Não consigo pagar uma impressão.

Esses foram alguns exemplos bem genéricos. Nessa análise, quanto mais dados, mais sinceridade e veracidade, melhor e mais preciso o perfil que terá em mãos.

Depois de ter essas informações, é preciso potencializar as forças e oportunidades e minimizar as fraquezas e ameaças.

Exemplo:

Forças

  • Tenho muito conhecimento sobre os temas que escrevo. Explore esses temas, criando histórias com identidade e alta qualidade. Acredite no que escreve, antes de pensar no público.
  • Tenho disponibilidade de tempo e recursos para escrever. Aproveite esse tempo com foco e disciplina para criar mais e melhor.
  • Sou respeitado em fóruns sobre o tema. Use essa percepção de valor para apresentar o seu trabalho, compartilhando conhecimentos e experiências.
  • Tenho facilidade em trabalhar com redes sociais, vídeos, blogs e afins. Crie peças de divulgação, converse com as pessoas, apresente-se. Use o potencial da internet para destacar o seu trabalho. Mas não seja um chato! Modere, pondere e apresente sempre conteúdos exclusivos e relevantes.

Oportunidades

  • Tenho oportunidades de participar de podcasts. Participe! Todas as formas de apresentar o seu trabalho para públicos diferentes daqueles dos seus círculos são sempre válidas.
  • Consigo espaço no jornal/site da minha cidade. Escreva, apresente algum conteúdo interessante e ao final, os seus escritos.
  • Consigo marcadores de página por preços módicos com um amigo. Marcadores e outras peças gráficas instigam a vontade de conhecer mais sobre os livros.
  • Vai ter um evento literário na minha cidade e posso participar. Participe! A presença do autor ainda é o melhor diferencial competitivo.

Fraquezas

  • Tenho dificuldade/timidez em participações presenciais. Comece com eventos pequenos, reúna amigos, parceiros, colaboradores, grupos pequenos para um papo num café, depois vá aumentando gradativamente. Quem fala para 100 fala para 1000 sem problemas. Se for o caso, recorra à ajuda profissional.
  • Não sei qual é o meu público. Faça um estudo, pesquise, enfim, trabalhe! Não espere ter tudo de mão beijada. Pense primeiro em você: gostos, consumo… Certamente você faz parte do “perfil do sue público”.
  • Não tenho paciência para interagir com os leitores. Você quer algo deles, certo? Seja a venda, a leitura, ou comentários. Então, nada mais justo do que criar um bom relacionamento. Senão vira comércio puro, frio e sem valor.
  • Tenho medo em apresentar o meu trabalho para formadores de opinião. Se você tem esse medo, talvez não confie na sua capacidade e qualidade. Pode ser apenas preciosismo, nesse caso, perca esse medo e submeta seus escritos. Agora, se for por deficiências, então é melhor parar tudo e ajustar os erros.

Ameaças

  • Vou começar a faculdade e terei que me dedicar menos aos livros. Se você QUER mesmo ser um escritor, vai precisar se adaptar. Escrever 30 minutos com foco e sem distrações, vale mais do que duas horas com o Facebook aberto. Pense nisso!
  • Só tenho tido resenhas negativas. Se as críticas têm fundamentos, pare e melhore o seu trabalho. Senão, pondere sobre cada uma e veja quais evoluções merecem ser feitas.
  • Não consigo ter acesso às livrarias. Não ponha toda a responsabilidade do seu sucesso ou a culpa do seu fracasso nelas. Hoje é possível vender e criar público sem estar nelas. As livrarias devem ser vistas como mais uma ferramenta de divulgação.
  • Não consigo pagar uma impressão. Alternativas sempre existirão! E-books, financiamento coletivo, enfim, se tem criatividade para escrever, tem também para pensar nessa solução! 😉

É isso! Espero ter lhe apresentado uma ferramenta útil e valiosa. Certamente ela vai lhe ajudar a alcançar a prosperidade profissional.

Até mais!

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