Meus amigos escritores, músicos, ilustradores, quadrinistas, atores e artistas em geral, sabem: somos sonhadores por natureza! Nossa mente viaja por caminhos inexplorados tanto nos momentos de criação quanto nos de ócio. Sempre nos projetamos em determinados cenários, segundo condições específicas etc.
E isso é ótimo, pois essas visualizações nos ajudam a determinar um “ponto de chegada” – nunca definitivo, pois a dinâmica faz parte da natureza humana.
Sei que imaginar é gostoso, é prazeroso e podemos ser o que quisermos, como quisermos e sem quaisquer barreiras, entretanto, são as ações concretas que nos fazem chegar até lá.
“Há sonhos que devem ser ressonhados, projetos que não podem ser esquecidos…” – Hilda Hilst
Certa vez um escritor me perguntou: como você consegue lançar um livro por ano?
A minha resposta foi direta: escrevendo-os!
Simples? E é!
“Agarre-se a seus sonhos, pois, se eles morrerem, a vida será como um pássaro de asa quebrada, incapaz de voar.” – Langston Hughes
Não quero entrar em méritos e julgamentos, mas vejo muitos reclamarem da falta de tempo, de inspiração, de retorno… Enfim, vejo muitos definirem seus sucessos ou fracassos a fatores externos.
Se isso…
Se aquilo…
Quando isso…
Quando aquilo…
Eu seria um idiota se não considerasse os fatores externos e o ambiente, contudo, há aqueles que podemos “manipular” para criar variáveis favoráveis e aqueles intangíveis. E, se condicionarmos as nossas ações exclusivamente por eles a coisa se complica demais. Podemos ficar plantados no lugar e nada produzir.
“Todas as pessoas têm disposição para trabalhar criativamente. O que acontece é que a maioria jamais se dá conta disso.” – Truman Capote
Em outra ocasião uma colega dos tempos de TI me disse: ganhou na loteria? Agora vejo que você virou escritor, não precisa mais pegar no batente!
Respondi: verdade, agora estou mais rico do que nunca!
Começar a escrever foi a maior riqueza da minha carreira! A literatura consolidou a minha identidade como profissional. Sou escritor e ponto final.
Ainda atuo no mercado corporativo, tenho diversos clientes, trabalho BASTANTE, mas sou muito focado e tento manter a produtividade bem alta, por isso que tenho tempo para seguir com a minha carreira de escritor.
Durmo pouco para poder passar o meu recado! rsrsrs
“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.” – William George Ward
No momento certo, quando todo o trabalho começar a gerar frutos mais fartos (ou mesmo sementes para novas árvores) eu me dedicarei exclusivamente aos livros, produzindo quantos o meu conhecimento e as minhas habilidades permitirem.
Aprendi que tudo acontece quando deve acontecer, por isso não apresso as coisas, nem fico impaciente. Prefiro focar no trabalho, no aprendizado e no compartilhar experiências. Eu quero me divertir!
E criar círculos de valor junto aos meus amigos e parceiros.
E afirmo: quem escolheu o caminho da arte é vitorioso, pois só com virtude, motivação e trabalho duro podemos produzir obras de valor, memoráveis.
Só assim podemos transformar nossos sonhos em realidade.
Vamos juntos nessa?
Até mais.