Ontem, na Geek.etc.br aqui de São Paulo, tive minha primeira noite de autógrafos em uma livraria. Já havia autografado na Bienal do Livro – SP e no São do Livro de Guarulhos, mas por serem eventos grandes e com muitas pessoas, tudo é mais corrido, apressado até.
Confesso que durante essa semana, fiquei bem ansioso, no dia então, contava os segundos. Respirei fundo, arrumei as coisas, peguei mãe, irmã e esposa e fui para o Conjunto Nacional. Por sorte o trânsito estava relativamente bom e conseguimos chegar sem atropelos.
E o que um gordo faz quando tem tempo? Lanchinho.
Caminhamos até a Geek.etc.br e logo abri um sorriso, a mesa com os livros já estava arrumada, logo na entrada.
Montamos o banner, colocamos “balinhas e dadinhos” num pote – ideia da sempre alerta Estela –, e num piscar de olhos, o pessoal começou a chegar.
Conheci pessoalmente o Leandro Leme, autor do conto A Conquista da Forja da ótima coletânea Dragões. Papeamos sobre literatura e sobre um assunto pelo qual me interesso, mas não tenho habilidades: a fotografia. Ele manda bem demais nas P&B, trabalhando com perspectivas e céus de várias construções de Sampa.
Logo em seguida tive a honra de autografar um livro para o grande autor Roberto de Sousa Causo. Quem acompanha as minhas postagens nas redes sociais, sabe o quanto eu admiro e respeito o trabalho desse profissional. Você pode ver os trabalhos dele na Draco e o seu livro mais recente: Glória Sombria.
Na fila e com livro em mãos estava o Sandro Moura, que está iniciando o seu projeto literário S.E.R. no Wattpad e tem um conto publicado na coletânea Utopia, da Andross.
Apareceu por lá para prestigiar o evento a Andréia Fernandes, que conheci no Salão do Livro de Guarulhos. Conversamos rapidamente sobre HQs e o seu interesse de se tornar uma editora nessa área. Daí ela teve que correr para um evento na PUC, rsrs. Mas valeu a presença, claro!
Além da comemoração do evento, havia um aniversariante por lá: o Alex Parolin, autor do conto Novo herói na cidade, da coletânea Super-heróis. Conforme prometido levei um bolo, na verdade um cupcake, para ele. A expressão de incredulidade do Alex foi muito legal. Pena que não tiramos foto nesse exato momento!
Enquanto isso, os Dragões estavam reunidos, fofocando, tricotando ahahahahhaahahahah. E, lógico, resolvi me juntar a eles para uma bela foto!
Daí o Marcelo A. Galvão, que chegou logo no início e ficou conosco até o final – valeu mesmo cara, ótimos papos! –, aproveitou e garantiu o seu autógrafo. O Marcelo é autor de contos muito bons na Draco. Vale a pena conferir o seu trabalho.
E, já que falamos de Marcelos, pude FINALMENTE encontrar o querido Marcelo Andrade, jornalista e produtor cultural que considero demais e com qual viajo em conversas sobre literatura, cotidiano, mundo. Quero ver o ArtenoMovimento mandando bala, hein!
Também foi uma grata surpresa encontrar o leitor fiel da Série Tempos de Sangue, o Welber Morais, gente finíssima e grande parceiro. Muito bom!
Aproveitei para cumprimentar o Erick Sama, CEO da Draco e grande responsável por fazer tudo isso acontecer. Ele apostou no meu trabalho lá atrás e sempre me apoiou durante esses anos. Se ontem tivemos esses momentos legais, o culpado é ele. O mestre Sama sempre terá o meu respeito e amizade.
Volto para a minha mesa e vejo “alguém” que eu reconhecia levemente. “Oi, eu sou o Paulo, a barba está um pouco maior que na foto”, ele se apresentou e logo me lembrei do Paulo Moré, que conheci há pouco tempo no Facebook. Papeamos bastante sobre RPG, medievalismo, livros e afins. Se tivesse como, a conversa entraria pela madrugada.
Olho para frente e vejo o elegantíssimo José Roberto Vieira, em seu terno impecável, vindo diretamente do exame de fezes trabalho, acompanhado da noiva Mayara. O Zero é autor da série O Baronato de Shoah. Lógico que a nossa foto não ficaria séria. E o pior que isso ficará na internet para sempre.
Outro autor que sou fã confesso, pela qualidade do seu trabalho e, principalmente, pela sua identidade como escritor, foi prestigiar o evento, o Eric Novello. O Eric tem romances e contos na Draco e acabou de lançar o livro Exorcismos, amores e uma dose de blues. Papeamos sobre novos projetos, novas ideias, enfim, sobre o que gostamos de fazer: escrever e criar.
Um personagem do meu livro apareceu por lá, o Alessio. Ainda não o conhecia pessoalmente, mas gostei bastante de vê-lo por lá. Como disse anteriormente, esses eventos são ótimos para fazer novos contatos.
Outro que compareceu foi meu irmão de longa data, o Edson Machado, que se formou comigo na Fatec-SP e que faz sempre parte do meu dia a dia. Ele acompanha minha carreira literária desde o início. Amizade assim não tem preço!
Apareceu por lá a Claudia Dugim, gente finíssima. Junto com o Max Tavares conversamos sobre literatura, cursos, jovens e o mercado literário. Surgiram muitas ideias, que se concretizadas, vão ser bem legais!
E por fim, mas não menos importante – que frase clichê!!! – fiquei feliz demais com a presença de três mulheres importantíssimas na minha vida: Estela, Simone e Sônia. Elas me acompanham desde sempre, me ajudam demais nos momentos difíceis e comemoram comigo nas vitórias, amo muito!
Assim, termino esse post agradecendo a todos: quem foi, quem apoiou nas redes sociais e quem queria muito ir, mas não pôde, seja por ser de outro estado, ou por ter algum compromisso. Vocês são fantásticos! Vocês fazem tudo valer a pena!
E que toda a prosperidade que estou tendo na minha carreira venha em dobro para vocês!
Até mais!
Ah! Se faltou alguém, por favor, não me xingue, fui olhando pelas fotos. Me avisa que eu incluo com prazer nesse texto!!!!!